Hipnoparto Condicionativo

O HIPNOPARTO CONDICIONATIVO

Mother smile to her child, isolated over white

 

Importante saber que existem três linhas de hipnose científica no mundo;
1) Os métodos de Hipnose Clássica surgem na Europa em 1723.
2) A Hipnose Ericksoniana surge nos E.U.A. em 1927, seguidos pela PNL (ProgramaçãoNeuroLinguística) e o Coaching.
3) A Hipnose Condicionativa – Técnicas de Condicionamentos Mental é desenvolvida no Brasil, a partir de 1983.
Cada método ou linha de hipnose atua com conceitos, normas e ferramentas diferenciadas, assim como difere-se também na forma de aplicação, no tempo de tratamento e principalmente nos resultados obtidos.

hipnose condicionativa 4

Todas as colocações abaixo serão focadas, exclusivamente, nos métodos Condicionativos.
1) Como funciona a Hipnose Condicionativa para o parto?
Resposta: A gestante, meses ou semanas antes do trabalho de parto, passa por uma ou mais sessões de hipnose, é levada num relaxamento profundo, denominado relaxamento progressivo, as ondas cerebrais podem atingir níveis Theta e Delta, ao mesmo tempo o sensor de crítica do racional é afastado, entrando no verdadeiro estado de hipnose, a partir desse momento se ter acesso aos níveis de memória (conscientes e inconscientes), o relaxamento é fixado ou ancorado para que a gestante não entre em sono fisiológico. Uma vez dentro das memórias, é possível implantar mecanismos de condicionamento mental, previamente programados, para serem disparados assim que a gestante entrar em trabalho de parto, como controle da ansiedade, objetivando criar sensações de bem-estar para toda musculatura do corpo, enquanto os pensamentos passam ficar serenos e tranquilos, no momento das contrações, se faz necessário a elevação da autoestima, para regularizar o centro emocional, evitando assim aparecimento de medos e inseguranças, o processo de analgesia e anestesia hipnótica é recomendado, eliminando o desconforto das dores e facilitando a dilatação satisfatória do colo uterino, tudo isso para que a fisiologia possa cumprir seu papel de forma natural e muito tranquila, evitando que o nascimento seja traumático para o bebê e também para a gestante, esse processo denominamos Hipnoparto Condicionativo, onde tudo é disparado automaticamente, assim que se inicia o trabalho de parto, dispensando preparos, auto-sugestões (auto-hipnose) e treinos anteriores. Observa-se, quando a gestante passa pela técnica Condicionativa, o aumento as chances do bebê nascer de parto normal e muito mais rápido, evitando-se cirurgias cesarianas.
2) Quais são os benefícios para a mulher e o bebê?
Resposta: Vale salientar que os maiores problemas para a gestante são: a exacerbada carência afetiva, fragilidade emocional potencializadas com sensações de medos e inseguranças, que se acentuam conforme se aproximam os dias do nascimento, no Hipnoparto Condicionativo orientamos nossos alunos para trabalharem, inclusive, essas questões, num trabalho motivacional, para beneficiar a gestante e o bebê, sabendo que vibrações negativas emanadas pela mãe, durante todo período de gestação, podem afetar a mente do bebê, que refletira no comportamento futuro do indivíduo, diversos estudos, via hipnose, demonstram que muitas questões comportamentais e emocionais, tem suas causas no período da gestação! . Elaborei uma ferramenta de fundamental importância, batizada de “projeção da mente”, onde coloca-se a mente da mãe em contato com o feto, dependendo do nível de relaxamento ou transe, é possível a futura mãe ver e sentir as vibrações da mente do feto, confortando-o, acariciando-o mentalmente, emanando amor e até saúde, uma experiência inesquecível!. Se todas as gestantes provassem dessa tecnologia terapêutica, certamente estaríamos sanando e/ou evitando o surgimento de tantas crianças com problemas psicológicos.
3) Quando é indicada?
Resposta: A Hipnose Condicionativa é indicada para todas as mulheres em período de gestação, aconselhado sessões mensais a partir do terceiro mês, essas sessões podem ser individuais ou até em grupos, de forma coletiva. Cada sessão tem a duração média de uma hora.
4) Quais os cuidados da técnica e contraindicações?
Resposta: Os cuidados maiores estão em quem aplica as técnicas, não em quem está recebendo, não ha contraindicações, não são utilizados fármacos ou químicos durante os procedimentos do Hipnoparto Condicionativo, como no recurso da hipnose é utilizada apenas a voz, a gestante não pode ter surdez e estar com sanidade mental.
5) Quais os cuidados que a gestante deve ter para evitar uma terapia de hipnose com profissionais não qualificados? O que ela deve se atentar?
Resposta: Certamente que as gestantes devem sempre buscar profissionais capacitados, com formação em uma instituição idônea, que recebam ampla assistência e suporte, durante e após suas formações, é isso que dá a segurança ao profissional, além do tempo de experiência e prática como Hipnólogo. Importante que a gestante saiba quais são as linhas de hipnose clínica, como elas funcionam e escolher uma das três linhas de hipnose para trabalhar o Hipnoparto. No caso da Hipnose Condicionativa, a única entidade mantenedora e credenciada para ministrar tais formações técnicas é o Instituto Brasileiro de Hipnologia, com sede na cidade de Jaú (SP). Hoje, milhares de clínicas e centros terapêuticos, espalhados por todo Brasil e diversos outros países, estão capacitados para atuarem com a Hipnose Condicionativa, nos mais variados campos de atuação, inclusive no hipnoparto, todos as pessoas formadas pelo Instituto recebem ampla assistência e suporte pós cursos, a lista desses profissionais está em www.institutohipnologia.com.br .

Entrevistado Prof. Luiz  Crozera – Portal Terra – Redação Doutíssima – Jornalista Dominique Nunes

Fonte: Instituto Brasileiro de Hipnologia – www.institutohipnologia.com.br

Open chat