Gagueira e tiques X Hipnose Condicionativa

HIPNOSE CONDICIONATIVA NO TRATAMENTO DE GAGUEIRAS E TIQUES

gagueira-destaque-e1351628638332

A pessoa portadora da gagueira, geralmente possui insegurança para falar, baixa auto-estima, ansiedade elevada, nervosismo e frustrações, são apenas fatores que podem levar a gagueira (sintoma). Sabendo-se que o estado emocional interfere diretamente na fala, concluimos que a gagueira é apenas um sintoma e, os sintomas sempre possuem causas, provenientes de registros contidos na memória, o caminho mais rápido e talvez o único, é via hipnose.

Na criança, a influência do emocional será maior, já que a mesma é muito pequena para poder lidar com problemas. Listarei alguns destes problemas: separação dos pais, morte de um dos familiares, nascimento de um irmão, pouca atenção dada pelos pais, dificuldade de adaptação no ingresso à escola, bullings na escola, etc. No entanto, esses problemas não causam a gagueira patológica, eles interferem na fala fazendo com que a criança apresente uma gagueira natural mais frequente.

Pais que enfrentam problemas com filhos gagos, normalmente acreditam que se trata de uma gagueira patológica, agindo até de forma negativa com o filho, exercendo, até mesmo, pressão psicológica, chamar atenção já basta. Esse tipo de reação negativa só agrava o problema.

É importante que os pais entendam o que está acontecendo, para que a criança apresente esta frequente disfluência , com o objetivo de ajudá-la a superar este problema emocional. Se a criança superá-lo, a frequente disfluência da fala certamente desaparecerá. O acompanhamento fonoaudiológico é importante neste momento.

A gagueira não está ligada a qualquer comprometimento orgânico. Prova disto é que o indivíduo com gagueira possui momentos em que é fluente, como, por exemplo, cantando e até falando sozinho, sempre que é exposto, a gagueira aparece.

Há outro tipo de gagueira – gagueira orgânica – que pode ser causada por um Acidente Vascular Cerebral  ou Traumatismo Craniano. Neste caso, o sujeito apresentará alterações no ritmo e na respiração que levarão a uma gagueira constante. Esta gagueira, portanto, difere da gagueira patológica.

Tentativas de controle da gagueira – mudar a intensidade da voz, falar lentamente, esforço motor, etc – só mantêm cada vez mais a mesma.

O próprio ato de gaguejar, representa uma interferência que o mesmo faz em algo que é espontâneo: a fala. Em determinada situação comunicativa, a pessoa com gagueira crê que será incapaz de falar sem gaguejar, antes mesmo de falar, acreditando que irá gaguejar, antecipa que os outros rirão, estranharão, ficarão constrangidos, dessa forma, a pessoa se esforçará para não gaguejar. Nessa tentativa, adicionará tensão aos órgãos da fala ou ao corpo, tentará trocar palavras em que acredita não gaguejar, quer dizer, passará a interferir em sua fala, tentará autocontrole sobre sua gagueira, que é criada pela pessoa, mesmo antes dela existir, com essas formas de controle, então, tendem a piorar a gagueira.

Podemos observar também a gagueira somática, onde a pessoa tem ou teve contato com outras pessoas gagas, nesses casos o tratamento via hipnose só funciona efetivamente, quando não ha mais o convívio com pessoas gagas, senão poderá haver nova somatização.

No entanto, há pessoas com gagueira que buscam autocontrole da ansiedade, certamente conseguem diminuí-la e até serem fluentes, mas sua crença de que é incapaz de falar sem gaguejar permanece e, nesses casos, sempre dependerão deste controle para falar fluentemente.

A HIPNOTERAPIA tem se mostrado muito eficiente para solucionar os problemas de gagueira, desde que ela seja de fundo emocional, um bom hipnoterapeuta, em poucas sessões, consegue fazer com que a pessoa tenha sua fala normal ou restabelecida.

Fonte: www.institutohipnologia.com.br

Artigos que contenham autoria encontram-se registrados no IGAC – MC sob número 4396/2006 e INPI – R.P.I: 114.09, deverão ser comunicados, sempre por escrito, antes de serem difundidos e divulgados por qualquer meio (internet, livros, revistas, teses, apostilas, etc…i) – CONTATO: prof.crozera@institutohipnologia.com.br

Artigos relacionados –

Vivo Mais Saudávelhttp://vivomaissaudavel.com.br/bem-estar/terapias/hipnose-condicionativa-e-alternativa-de-tratamento-para-gagueira/

Doutíssima – http://doutissima.com.br/2014/09/08/como-hipnose-condicionativa-pode-ajudar-tratamento-da-gagueira-14655782/

 

 

Open chat