Projeto Educação
A cidade de Jaú no Estado de São Paulo é a sede do Instituto Brasileiro de Hipnologia,
berço da Hipnose Condicionativa, criada pelo psicoterapeuta jauense
Prof. Luiz Carlos Crozera, na década de 80, considerada a mais recente linha de hipnose clínica mundial,
em 2005 começa ser difundida, rapidamente ultrapassa as fronteiras do Brasil, hoje está presente em
Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Suíça, Estados Unidos, Índia e Angola.
PROJETO PSICOTERAPIA CONDICIONATIVA NA EDUCAÇÃO
Este Projeto encontra-se devidamente registrado.
Registro de Propriedade Intelectual – Direitos Autorais – IGAC-MC: (e adendos) 4396/2006, para 163 países, entre eles o Brasil.
Registro da Patente INPI – R.P.I: 2170
INTRODUÇÃO
Hipnose Condicionativa é a mais nova linha de atuação da hipnose. Esta linha de atuação é muitíssimo eficiente na resolução das questões psíquicas de cada ser humano, sem a necessidade de “investigar” a vida da pessoa ou seu passado, chegando diretamente às causas dos problemas (registros mentais negativos), sem resgatar traumas, nem re-vivenciar os abalos emocionais (sofrologia), abreviando os tratamentos.
Foi nessa perspectiva que Crozera estudou e desenvolveu um meio para chegar às causas (traumas), indo até os registros mentais negativos, conseguindo bloqueá-los permanentemente em um compartimento na mente. Desta forma resolvendo problemas comportamentais e diversos transtornos emocionais, fazendo a descaracterização emocional do fato, mediante um rastreamento de memória (consciente e inconsciente) também desenvolvido pelo professor, partindo do momento presente, chegando até a vida intra-uterina, num curto espaço de tempo. Esta técnica é uma extraordinária descoberta para proporcionar ao ser humano equilíbrio psicológico e emocional, como também motivação, elevação da auto-estima, libertando-se de si e promovendo a verdadeira saúde mental.
A Hipnose Condicionativa (Registro de Propriedade Intelectual – Direitos Autorais – IGAC-MC: 4396/2006 para 163 países, entre eles o Brasil), descoberta na década de 80, pelo Psicoterapeuta brasileiro Luiz Carlos Crozera, que após anos de pesquisas e aprimoramento consagrou-se como autor das técnicas de CONDICIONAMENTOS MENTAL.
A Psicoterapia Condicionativa tem inúmeras indicações para fins terapêuticos, dentre eles podemos citar alguns dos mais utilizados: Ansiedade, depressão e a síndrome do pânico, distúrbios do sono, entre vários distúrbios e transtornos provocados ou acentuados pelo estresse e desequilíbrio emocional, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); nos distúrbios emocionais e doenças psicossomáticas, assim como em gastrite, asma, processos alérgicos, enxaqueca e vaginismo; no apoio ao tratamento do câncer, da AIDS; nos processos dolorosos, principalmente nas dores crônicas; na cardiologia no controle da hipertensão entre outras cardiopatias; na ginecologia, urologia, na obstetrícia, o parto sem dor, acompanhamento pré-natal com sessões de Hipnose Condicionativa. No preparo de pacientes com indicação cirúrgica, tanto no aspecto emocional como na potencialização da recuperação. Na odontologia como apoio nos tratamentos de pessoas com fobias, traumas; nos problemas relacionados a dores e disfunções da mastigação, bruxismo, melhor adaptação no uso de aparelhos ortodônticos. Na motivação e aumento da força de vontade; como apoio no tratamento do alcoolismo, tabagismo, comportamento agressivo e dependências químicas em geral. No tratamento da obesidade, impotência sexual, ausência de orgasmo, ejaculação precoce. Na preparação de estudantes aos vestibulares, timidez, dificuldade de verbalização e oratória, atenção (TDA), concentração e memorização, provas, exames e concursos, desempenho escolar (atenção, concentração e memorização), melhora no desempenho geral de atletas, aptidão profissional, interesse e participação nas aulas e atividades escolares, ajuste no comportamento disciplinar, hiperatividade e desmotivação, melhora geral no quadro físico-psíquico-comportamental, entre inúmeras outras aplicações.
Psicoterapia Condicionativa aplicada nas crianças e jovens.
A Psicoterapia Condicionativa abre novos paradigmas para as ciências humanas, de forma geral ela possibilita o recondicionamento do comportamento, dos hábitos e costumes, eleva a auto-estima, autoconfiança, força de vontade, controle da ansiedade, proporciona equilíbrio emocional e psíquico em tempo recorde de tratamento, trabalha diretamente no mecanismo da vontade humana, desempenha um papel fundamental para motivação geral assim como bloqueia e trata diretamente as causas traumáticas (do momento presente até a vida intra-uterina). Também trabalha a atenção, concentração e memorização, desperta novos interesses, ressignifica situações positivas, trabalha todos os mecanismos psicoativos entre outras funções, sempre projetando melhoras significantes na “qualidade de vida”.
Na Psicoterapia Condicionativa é possível a aplicação das técnicas em crianças a partir de 8 anos. Após passarem pelo teste para detecção e avaliação do nível de estresse, que também detecta as causas prováveis do estresse, como proposto neste projeto. Com autorização por escrito e assinado pelo responsável legal da criança, ela passa a receber psicoterapia na escola.
Hipnose Clínica Condicionativa não se trata de técnica invasiva ou investigativa, durante uma sessão que pode ser coletiva ou individual, a criança nunca fala com o terapeuta durante a sessão. Todo processo é feito internamente (diretamente no nível mental) e de forma natural, trata-se a “causa” dos problemas de uma pessoa, não os “sintomas”, sem haver qualquer tipo de sofrimento, nem utiliza qualquer tipo de medicamento, em poucas sessões é possível conseguir excelentes resultados.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Constata-se um crescente aumento no número de crianças e jovens com problemas comportamentais, que são rotuladas como “pessoas problemas”, isso se deve a diversos fatores, tanto de ordem familiar quanto social. A falta de uma dinâmica séria, até mesmo por ausência de instrumentos eficazes, essa geração de jovens acabam, logo cedo, apresentando inúmeros problemas relacionados ao comportamento, culminando na evasão escolar.
Trata-se de um projeto ousado e arrojado, pelos seus objetivos e ideais, de tamanha envergadura social, de mínimo investimento, completamente natural, dispensa qualquer tipo de outro recurso, simples em sua implantação, com resultados surpreendentes, haja vista a quantidade de pessoas que buscam o conhecimento das técnicas de Hipnose Condicionativa, hoje são milhares de hipnólogos formados pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia, distribuídos por todos Estados do Brasil, também em Portugal, Angola, Espanha, Inglaterra, Suíça, França, Índia e Estados Unidos, através de um curso livre, sem vínculo com MEC e seus prepostos, num curso intensivo, com 30 horas de duração, do básico ao avançado, em único nível e presencial, dispensa conhecimentos em outras linhas de hipnose clínica, disponibiliza aos alunos filiação na Sociedade Ibero Americana de Hipnose Condicionativa para assessoria técnica integral, pós curso.
É certo que a maioria dos problemas de origem comportamentais, emocionais, psicológicos e diversos fisiológicos, surgem primeiro na mente humana (consciente e inconsciente), onde a hipnologia atua de forma direta em suas “causas”.
Inúmeros são os preconceitos e falta de informação que envolve o termo “hipnose”, aos poucos se abrem novos horizontes e a cada dia torna-se crescente a quantidade de pessoas que buscam as técnicas, milhares de pessoas são atendidas mensalmente, nos mais variados tipos de problemas e sintomas, dos mais simples até as mais complexas, atendendo inúmeras patologias onde até mesmo a medicina esgota suas reservas.
FORMA DE APLICAÇÃO DO PROJETO PSICOTERAPIA CONDICIONATIVA NAS ESCOLAS
1) Objetivos primários
Preparar e capacitar psicólogos, psicopedagogos e educadores, do ensino público e privado, em qualquer localidade, no Brasil e Exterior, com as técnicas de Hipnose Condicionativa para atuarem terapeuticamente no tratamento, inclusive na motivação geral de crianças, jovens e suas famílias, nos mais diversos campos de atuação, promovendo qualidade de vida.
Baixar o índice da evasão estudantil, ao tempo de ampliar o interesse e motivação geral.
2) Objetivos secundários
A hipnoterapia condicionativa torna-se uma importante aliada da Educação para reintegrar e orientar de forma diferenciada a grande maioria das nossas crianças e jovens num caminho correto, promovendo a verdadeira “saúde mental”. Chegará o tempo que, dentre inúmeras vertentes, os índices de violência e criminalidade diminuirão automaticamente, os cidadãos do amanhã estarão psicologicamente muito mais preparados. Todavia, esse trabalho incansável de preparação e prevenção deve começar o mais brevemente possível.
Melhora e ampliação na relação escola-criança/jovem-família.
3) Conteúdo programático e técnico
Este projeto é programado para que os conhecimentos técnicos sejam transmitidos aos interessados na forma mais breve possível, constando parte prática e teórica (em data show), presenciais, composto de 3 apostilas (introdutória, técnica e roteiro da sessão), também de um CD de apoio. Os cursos de capacitação são distribuídos em módulos, sendo o primeiro módulo básico (30 horas), os demais são módulos complementares (cada módulo 10 horas), os módulos serão ministrados de acordo com os interesses e prioridades estabelecidas pelas unidades de ensino contratantes, estabelecidos em contrato.
Todo material didático possui registro de Propriedade Intelectual – IGAC-MC no. 4396/2006
PROGRAMA DE TREINAMENTO
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO À HIPNOSE CLÍNICA
-O QUE É A HIPNOSE?
-LINHAS DE HIPNOSE CIENTÍFICA PARA USO CLÍNICO/TERAPÊUTICO
-REFERÊNCIAS DA HIPNOSE CONDICIONATIVA
-ÁREAS DE ATUAÇÃO DA HIPNOSE CONDICIONATIVA
-TÉCNICAS DE TRANSE COM RELAÇÃO AO TEMPO
-PROFUNDIDADE DO TRANSE
-REAÇÕES PÓS-SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA
-QUANDO UM PACIENTE/CLIENTE NÃO CONSEGUE ATINGIR O SONO TERAPÊUTICO?
-TEORIA DA MENTE ASSOCIATIVA
-SESSÃO COLETIVA COM OS ALUNOS ONDE SERÃO TRABALHADOS PONTOS COMUNS DE AUTO-ESTIMA, MOTIVAÇÃO, BLOQUEIO DE TRAUMAS, ETC.
CAPÍTULO II – ANÁLISE PRÉ-HIPNOSE
-ANÁLISE PRÉ-HIPNOSE E DADOS DA TABELA DE DETECÇÃO DE ESTRESSE
-ETAPAS DA ANÁLISE PRÉ-HIPNOSE
-MODELO – FICHA DO PACIENTE/CLIENTE
-APLICAÇÃO DA TABELA PARA DETECÇÃO DE ESTRESSE
-PREPARO PARA SESSÃO
CÁPITULO III – AS FASES DA SESSÃO – HIPNOSE CONDICIONATIVA
-FASES DA SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA
A) PRIMEIRA FASE DA SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA
(RELAXAMENTO FÍSICO E MENTAL COM ANCORAGEM)
RELAXAMENTO
TIPOS DE SONOS
RELAXAMENTO TERAPÊUTICO
INDUÇÃO AO RELAXAMENTO TERAPÊUTICO
ANCORAGEM
TREINO DE VOZ (PRÁTICO MEDIANTE ROTEIRO DA SESSÃO)
B) SEGUNDA FASE DA SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA (BAIXAR A FREQUÊNCIA MENTAL E FIXAR NÍVEL DO RELAXAMENTO)
PROCESSAMENTO DA MENTE HUMANA
C) TERCEIRA FASE DA SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA (TRATAMENTO)
COMO CRIAR MECANISMOS DE CONDICIONAMENTO (MCs) ASSOCIADO AOS SENTIDOS?
COMO CRIAR MECANISMOS DE CONDICIONAMENTO (MCs) AO COMPORTAMENTO E MOBILIDADE?
COMO CRIAR MECANISMOS DE CONDICIONAMENTO (MCs) DIRECIONADOS PARA REAÇÕES AO MEIO?
FÓRMULA PARA CRIAR MECANISMO DE CONDICIONAMENTO (MCs)
ATIVAR E DESATIVAR O MECANISMO (MCs) DO RELÓGIO BIOLÓGICO BIOLÓGICO
AS TÉCNICAS
TÉCNICA DO COFRE (COMO TRATAR TRAUMAS E ABALOS EMOCIONAIS)
OBJETIVOS E SINTOMAS
TIPOS DE COFRES E SUAS APLICAÇÕES (BLOQUEIO DE TRAUMAS)
TÉCNICA DO COFRE ANO A ANO (QUANDO HA OCORRÊNCIA DE VÁRIOS TRAUMAS)
TÉCNICA DO COFRE FRACIONADO (PARA TRABALHAR TRAUMAS DE APENAS UMA FASE DA VIDA)
TÉCNICA DO COFRE DIRECIONADO (QUANDO DETECTADO APENAS TRAUMA ÚNICO E ESPECÍFICO)
TÉCNICA DE ENERGIZAÇÃO (PREVENÇÃO E TRATAMENTO QUÂNTICO DE DOENÇAS)
TÉCNICA DE RESSIGNIFICAÇÃO (TRANSPOSIÇÃO DE REGISTRO MENTAL POSITIVO / MODELAR COMPORTAMENTO)
TÉCNICA DE PROGRESSÃO MENTAL (PERSPECTIVA DO FUTURO)
TÉCNICA DE CHAVEAMENTO MENTAL (PARA FACILITAR PRÓXIMAS INDUÇÕES)
COMO FACILITAR O RELAXAMENTO NAS PRÓXIMAS SESSÕES
COMO CONTROLE DA ANSIEDADE
COMO TRABALHAR O MECANISMO DA VONTADE
DESVIO CONDICIONADOR DA VONTADE (PARA CASOS DE ABSTINÊNCIAS E COMPULSÕES)
D) QUARTA FASE DA SESSÃO DE HIPNOSE CONDICIONATIVA (SAÍDA DO RELAXAMENTO TERAPÊUTICO)
-AULA PRÁTICA COM ALUNOS
CAPÍTULO IV – ORIENTAÇÕES GERAIS
-DICAS IMPORTANTES PARA CONDUZIR UMA SESSÃO DE HIPNOSE CLINICA
-METAFÍSICA – PSICOBIONERGÉTICA
-COMO MONTAR A ESTRUTURA DA TERCEIRA FASE DA SESSÃO DE HC (TRATAMENTO)
CAPÍTULO V – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
-EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE ACORDO COM CADA MÓDULO CONTRATADO
-EXERCÍCIO EM GRUPO PARA RESOLUÇÃO DE CASOS REFERENTES AOS MÓDULOS
4) Módulos de treinamento (por grupo de participantes)
a) Módulo Básico
Composto de: – Palestra orientacional com 3 horas de duração, onde será exposto o Projeto de Psicoterapia na Educação para as pessoas indicadas e que receberão a capacitação do Instituto Brasileiro de Hipnologia.
-Apresentação e orientação de como implantar a Tabela para Avaliação dos Níveis de Estresse.
-Cada participante do Projeto receberá via e-mail uma apostila introdutória com 80 páginas, para estudo em casa.
-Aulas teóricas e práticas com 30 horas de duração, distribuídas em 3 dias de curso, nesta fase os participantes recebem apostila técnica, roteiro da sessão psicoterapêutica, CD orientacional, conforme Programa de Treinamento (acima).
b) Módulo de Tratamento (Complementares):
Aplicação por tipo de tratamento (módulos com carga horária de 10 horas cada)
– Dificuldade de aprendizado (déficit de atenção, concentração e memorização, ampliar o interesse por leituras, matérias, participação das atividades gerais da escola)
– Dificuldade de comunicação, oratória e expressão (timidez)
– Obesidade infanto-juvenil-adulta
– Gravidez indesejada
– Transtornos de ansiedade
– Timidez e introversão
– Alergias emocionais
– Depressão
– Fatores psicossomáticos diversos
– Traumas
– Enurese e encoprese
– Drogadicção (tabagismo, alcoolismo e drogas em geral)
– Gagueira, tiques e dislexia
– Desvios de comportamento (hostilização geral)
– Aptidão profissional
– Aprendizagem acelerada
– Disciplina comportamental para saúde física e mental
– Motivação para práticas desportivas
– Psicoterapia para família dentro da escola
– Psicoterapia motivacional aos educadores e funcionários da educação
– Psicodesenvolvimento latente de habilidades
– Preparação para provas, exames e vestibulares
– Motivação geral (desportes, música, leituras, matérias, etc.)
* Em todos os módulos serão tratados autoestima, motivação geral, mecanismo da vontade, interesses voltados para metas, bloqueio de traumas, equilíbrio do centro emocional, espírito de equipe, controle da ansiedade, mudanças de hábitos e costumes (escolares, familiares e social).
* Nos casos isolados deverá ser desenvolvida uma estrutura diferenciada para cada caso, de acordo com a ficha clínica e a tabela de detecção dos níveis de estresse.
5) Investimento:
Os valores variam de acordo com a distância entre a localidade CONTRATANTE e a Sede do Instituto Brasileiro de Hipnologia (Jaú – São Paulo – Brasil), assim como a quantidade de pessoas indicadas para receberem a formação em Psicoterapia Condicionativa.
-Módulo Básico: por participante formado, no Estado de São Paulo:
- R$ 1.900,00 (hum mil e novecentos reais) para até 20 pessoas
- R$ 1.800,00 (hum mil e oitocentos reais) de 21 até 40 pessoas
- R$ 1.700,00 (hum mil e setecentos reais) de 41 até 60 pessoas
- R$ 1.600,00 (hum mil e seiscentos reais) de 61 até 80 pessoas
- R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) de 81 até 100 pessoas
- R$ 1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais) mais de 101 pessoas
-Módulo de Tratamento: por participante formado, no Estado de São Paulo:
- R$ 500,00 (quinhentos reais) por módulo de tratamento.
* Investimento no Projeto para outros Estados brasileiros ou Exterior, favor consultar o Instituto Brasileiro de Hipnologia.
1) Programa de treinamento (Presencial ou por vídeo conferência online).
Primeira fase:
Após fechamento de contrato de serviço técnico especializado, de notória especialização, com o Instituto Brasileiro de Hipnologia, a Instituição pública ou particular deverá indicar as pessoas para receberem a capacitação técnica, os indicados deverão ser psicólogos, psicopedagogos, educadores, que atuam efetivamente numa unidade de ensino, IMPORTANTE: Possuir sensibilidade terapêutica para ajudar as pessoas.
Inicialmente será agendada uma palestra orientacional com 3 horas de duração voltadas para implantação do Projeto, posteriormente será marcado as datas do curso de capacitação (terceira fase do Projeto) ministrado sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Hipnologia, conforme se segue. O curso compreende 30 horas de duração para o módulo básico e 10 horas para cada módulo complementar, as aulas de capacitação em Psicoterapia Condicionativa são intensivas (três dias consecutivos) e presenciais, práticas e teóricas.
Segunda fase:
Detecção do nível de estresse das crianças e jovens, conforme tabela de avaliação criada exclusivamente para o Projeto Educação, cujo objetivo é levantar as causas dos problemas emocionais e posterior tratamento, aplicando a Psicoterapia Condicionativa, esta detecção possibilita inclusive levantamentos estatísticos (Quinta fase deste Projeto).
Comentários:
A tabela é constituída de escalas que conceituam os acontecimentos estressantes, por pontos, procurando colocar graduações (pontuação) em diversos acontecimentos, baseados na quantidade que o estresse acarreta nas pessoas. Caracterizando o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar a homeostase, tendendo à instabilidade do meio interno do organismo, inclusive provocando desvios comportamentais.
O estresse tem sido um dos maiores fatores comprometedores da qualidade de vida. A pessoa estressada não se relaciona bem, não aproveita o seu potencial e não tem liberdade para amar, além de desmotivado corre risco de doenças graves e até fatais, o estresse possui efeito cumulativo provocando consequências posteriores.
Entretanto esta classificação pode servir de guia, embora uma tanto genérica. Na realidade, duas pessoas submetidas ao mesmo evento, ou circunstância, provavelmente reagiriam de forma diferente. No entanto, a tabela abaixo é um referencial importante para detectar o nível de estresse e condução da Psicoterapia Condicionativa.
As dados estatísticos posteriores ao levantamento dos níveis de estresse podem ser feitos por faixa etária, sexo, nível social, classes escolares, inclusive por problemas de âmbito familiar, individual, escolar e social. Uma vez detectado o nível do estresse da criança/jovem, se faz necessário um trabalho de conscientização dos familiares ou dos responsáveis pela guarda da criança/jovem, em inúmeros casos haverá necessidade de intervenção dos próprios psicoterapeutas da educação passar a oferecer ajuda aos familiares com problemas (álcool, drogas, depressão, violência, etc.). Todo trabalho e orientação e ajuda com as técnicas ministradas no referido Projeto, deverá ser feito por psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e educadores qualificados e preparados pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia.
Numa analise comportamental de crianças e jovens, em fase escolar e sob estresse, podemos constatar:
a) Dependentes:
– Falta de autoconfiança, dificuldade para aceitar as críticas, pouca participação em atividades.
– Respostas: Aceitam a situação tal como ocorre. Há um sentimento de submissão ao que acontece e que nada pode ser feito.
b) Reprimidas:
– Muita sensibilidade, facilmente se irrita e fere os seus sentimentos, dos colegas e até mesmo dos professores, temerosos diante de novas situações, pouca confiança em si mesmos, preocupados sem necessidade.
– Respostas: Este comportamento justifica uma carência afetiva e descontrole das emoções.
c) Agressivas:
– Freqüentemente são crianças de baixo rendimento escolar, tendem a postergar seus deveres; pouco cooperativos e dissimulados, com isso as notas tendem a baixar.
– Resposta: Utilizam esse comportamento para compensar a frustração ou um sentimento de perda, a pessoa pode recorrer à procura de metas substitutas, criando fontes alternativas para encontrar satisfação. Implica uma conduta autônoma.
d) Impulsivas:
– Exigente, desafiante, de temperamento explosivo; vivem molestando quem os cerca; Por outro lado podem ser muito inquietos, ativos, descuidados em seu trabalho escolar.
– Resposta: Vive de fantasias, como que “sonhar de olhos abertos” para negar a situação estressante.
As implicações destes conceitos analisados devem alertar tanto pais, como educadores, e os que convivem com as crianças. Atuarem com sensibilidade diante das necessidades adaptativas das crianças, prevenindo problemas maiores com a criança no futuro.
Conclusão:
Adicionado a isso, que também devemos, grande parte dos elementos estressores e recursos adaptativos, provém diretamente da relação que mantemos com as crianças e jovens dentro do lar, na escola e na sociedade. Certos padrões de reação ao estresse podem ser previstos, seja os que estão vinculados a etapas do desenvolvimento ou as classificações clínicas da conduta infantil; os pais e professores estarão mais bem orientados em conhecer o resultado de possíveis reações das crianças diante dos potenciais estressores, previamente identificados no presente estudo.
A tabela para detecção do estresse compõe-se de 62 perguntas que deverão ser lidas atentamente para a criança ou jovem e, assinaladas com um círculo no gabarito correspondente (SIM ou NÃO). Cada resposta possui um peso de 0 até 10, os valores são fixos e depende do nível do questionamento perguntado. Para finalizar totalizam-se os pontos equivalentes e faz-se a verificação na tabela de pontos, a finalização indicará o nível de estresse (baixo – médio – alto). Importante que seja efetuada uma avaliação de cada caso entrevistado. Finalmente totaliza-se a quantidade de entrevistas calculando-se a percentagem de cada uma das 62 ocorrências, numa sala de aula, em uma faixa etária, na escola, na cidade. A tabela permite saber as causas reais para posterior trabalho durante a sessão de Hipnose Condicionativa.
Para efeito de resposta, considere os acontecimentos dos últimos doze meses ou que ainda não foi superado, mesmo que ocorrigo ha anos, sendo interessante, caso necessário, fazer observações e detalhamento na frente das perguntas (comentários), importante que a avaliação do estresse ocorra anualmente nas escolas que aderirem ao Projeto.
IMPORTANTE
Este critério de avaliação de estresse foi desenvolvido pelo Professor Luiz Carlos Crozera, para uso exclusivo do Instituto Brasileiro de Hipnologia, com sede na cidade de Jaú, Estado de São Paulo. O autor deve ser citado como fonte de referência e pesquisas.
Terceira fase:
Curso de capacitação em Psicoterapia Condicionativa realizado pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia voltados para tratamentos mediante aplicação da Hipnose Condicionativa de forma coletiva em sala de aula, com objetivos comuns, até mesmo individuais quando necessário, assim como atendimento aos familiares dos estudantes, quando solicitado.
Nesta fase, a organização CONTRATANTE deverá optar pelos módulos complementares, de interesse da escola, vide APLICAÇÃO POR TIPO DE TRATAMENTO (módulos).
Quarta fase:
Colocar em prática a terceira fase do Projeto, onde as pessoas capacitadas passam a realizar sessões em grupo, e individuais para casos isolados, havendo necessidade. Com supervisão do Instituto Brasileiro de Hipnologia.
Quinta fase
a) Acompanhamento dos resultados (pesquisa científica) e manutenção técnica pós-curso, via internet e/ou telefone, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Hipnologia.
b) Levantamentos estatísticos do desempenho da implantação do Projeto por: cidade, escola, série, faixa etária, tipos e níveis de problemas tratados.
c) Avaliações feitas pelas escolas, antes e depois, a cada 3 meses da aplicação da Psicoterapia Condicionativa: por aluno, classe, série, escola.
– Notas obtidas pela média geral das matérias.
– Participação das atividades escolares.
– Presença nas aulas.
– Comportamento em sala de aula.
1) Do contrato de prestação de serviço por notória especialização e valores por módulos:
O contrato deverá ser realizado entre as instituições educacionais públicas ou privado e o Departamento Jurídico do Instituto Brasileiro de Hipnologia, que detém todos os direitos de difusão das técnicas de Condicionamentos Mental com emprego da hipnologia (ver Ficha técnica).
Os valores serão apresentados mediante proposta, dependendo da quantidade de profissionais participantes em cada turma de capacitação e a distância entre a localidade do CONTRATANTE e a sede do Instituto Brasileiro de Hipnologia. Vide item INVESTIMENTOS.
2) Quantidade de pessoas por módulo de treinamento
É aconselhado o número máximo de 20 alunos presenciais por módulo.
3) Assessoria técnica e supervisão anual ao projeto
Após a capacitação, o Instituto Brasileiro de Hipnologia oferece assessoria técnica integral por módulo contratado.
A supervisão visa acompanhar o desenvolvimento prático do projeto e pesquisas científicas.
4) Pesquisa científica dos resultados do projeto
Refere-se aos resultados conquistados na aplicação de cada módulo assim como estatísticas da evolução prática (Quinta fase).
5) Competências
A instituição contratante deve indicar os profissionais da educação que atuarão com as técnicas, fica responsável pelo espaço onde os cursos serão ministrados (local silencioso, cadeiras e mesas confortáveis, refrigeração, colchonetes para aulas práticas, mesa para data show e computador, sala ventilada, com cortinas e controle da temperatura do ambiente).
Os valores estipulados no contrato serão divididos em duas partes, sendo a primeira parcela de 50% no ato do contrato, o valor restante deve ser quitado 24 horas antes do início do curso.
Cabe ao Instituto Brasileiro de Hipnologia a confecção do material didático, despesas de viagem como: transporte, alimentação e hospedagem da equipe técnica, aparelhos utilizados em sala de aula.
ESTATÍSTICAS
Ano da pesquisa: ______
Total de alunos pesquisados por:
1) Cidade
2) Cada escola (nome da escola – total de alunos da escola – total por série – total por classe – por idade – por sexo)
3) Questionamentos (62 perguntas da tabela de estresse)
4) Níveis de estresse (baixo – médio – alto)
AVALIAÇÃO POR ALUNO
A) Avaliação ANTES da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula
B) Avaliação DEPOIS da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula
QUADRO PARCIAL DE AVALIAÇÕES POR ESCOLA
A) Avaliação ANTES da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula
B) Avaliação DEPOIS da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula
QUADRO GERAL DE AVALIAÇÕES POR CIDADE
A) Avaliação ANTES da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula
B) Avaliação DEPOIS da aplicação da psicoterapia condicionativa:
– Por matéria (notas de 0 – 10)
– Participação das atividades escolares (0 – 10)
– Presença nas aulas
– Comportamento em sala de aula