Prof. Glenan Singi da UNIFAL fala da HC.

DEPRESSÃO APÓS RECEBIMENTO DE NOTÍCIA DE CÂNCER DE MAMA

 

Terapeuta: Prof. Glenan Singi

Apresentação: G.R.A, sexo feminino, 51 anos, separada do marido, dois filhos e dois netos, professora aposentada.

Sinais e sintomas: abatimento moral e físico, tristeza, dor constante na mama direita após biopsia.

Queixa principal: baixa alta estima e depressão.

Desenvolvimento: Durante o preenchimento da ficha clínica, pôde-se observar, pela facies da paciente, depressão física e psicológica de grau médio (6 na escala de 0 a 10). A primeira sessão foi marcada para 5 dias após a primeira visita. Teve a duração de 1,30 hs e, devido grande ansiedade da paciente, percorremos toda a estratégia do relaxamento da hipnose condicionativa. Em seguida, trabalhamos a auto-estima, utilizando condicionamentos externos. Fizemos a energização empregada nas técnicas de Hipnose Condicionativa; e bloqueio do emocional negativo, em algumas fases da vida da paciente. Foram implantados condicionamentos voltados para motivação e compensação, fizemos o chaveamento. A paciente relaxou profundamente e entrou em sono terapêutico. Após ter sido acordada, relatou estar leve, em paz, confiante, que havia sentido um calor na mama doente e que a dor havia desaparecido. Perguntamos como estava a sua depressão de 0 a 10, respondeu-nos que era 3.

            A segunda sessão foi realizada uma semana após a primeira. A paciente mostrava-se ansiosa para começar, pois nos disse ter passado muito bem e que a sua vida estava mudando. Fizemos um breve relaxamento antes de aplicar o chaveamento, que funcionou muito bem, facilitando a entrada no sono terapêutico. Insistimos na quebra da ansiedade, na recuperação da auto-estima, na energização e reforçamos os condicionamentos da primeira sessão, principalmente os relacionados com paz, tranquilidade, paciência, equilíbrio mente-corpo, saúde e ganho imunológico. Esta sessão durou 50 minutos e a paciente relatou ter relaxado mais do que na primeira.

            Fizemos a terceira sessão também uma semana após a segunda. A postura e a expressão fisionômica da paciente irradiavam alegria, controle emocional, paz e confiança. Ficamos impressionados com a sua melhora. Seguimos o mesmo protocolo da segunda sessão, porém, por sugestão do prof. Luiz Carlos Crozera, fizemos uma ressignificação, utilizamos condicionamentos específicos para ser disparado durante as sessões de radioterapia e para momentos difíceis.

            Apesar de ser hipnoterapeuta (clássico) há alguns anos, nunca havia tratado caso semelhante e me surpreendeu a recuperação da paciente após a utilização da Hipnose Condicionativa. Encerramos as sessões e ficamos a disposição dela quando precisar de nós.

Dr. Glenan Singi é cirurgião-dentista e professor de Fisiologia de Universidade Federal de Alfenas –UNIFAL-MG.
Open chat